Total de visualizações de página

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Por um novembro dourado



Dourado é a cor do luxo, da realeza, mas é também a cor do sol. E sol é símbolo de vida. O tom que tinge o mês de novembro lembra um assunto delicado: o câncer infantil. No lançamento da campanha, em Belo Horizonte, a oncologista Eliana Cavacami deixou que as crianças raspassem sua cabeça. A cena emociona demais! Nós, mulheres vaidosas, cuidamos do cabelo como parte fundamental da identidade feminina. O desprendimento e a abnegação da médica mostram o quanto estamos longe do que realmente importa.

A reportagem mexeu comigo. Eu me senti inútil num primeiro momento. E acomodada também. Ao mesmo tempo, fiquei imaginando a sutileza da situação. Como explicar a elas, às crianças, que é preciso fazer um tratamento difícil, que a vida vai ter que reduzir o ritmo? Com que palavras ou argumentos? Criança quer correr, brincar. Quer ter sonhos e ter futuro. Só isso. E nada disso combina com doença, com qualquer doença. Mas aí chega a notícia e é preciso quebrar o mundo da fantasia com algo tão sério.

Nessa hora, os pais ganham aliados. Pessoas que trabalham nas instituições de apoio aos pequenos pacientes. E, apesar do drama, o que eles buscam é a alegria. Festas, sessões de cinema, brincadeiras. Vale tudo pra tentar diminuir o sofrimento e a dor. A fé nas mais diversas religiões e o conforto de uma casa que recebe crianças e adolescentes de Minas e de outros estados.

A fundação Sara nasceu de uma história triste há 16 anos. Pais que perderam uma menina de quatro anos resolveram agir. A perda cruel motivou um grande gesto de solidariedade. Nesse período, mais de 700 pacientes passaram pela instituição. A casa tem 13 funcionários e cerca de 100 voluntários, mas ainda é pouco.

Eles fazem de tudo e se revezam nas funções. Trabalham na limpeza, na organização dos alimentos, no atendimento telefônico, no transporte, na comunicação. Cuidam da parte elétrica ou eletrônica, dão aulas, acompanham crianças em consultas.

Sempre que entrevisto voluntários, a conversa é a mesma. Eles recebem muito mais do que oferecem. Já realizei alguns trabalhos do tipo e também tive essa sensação de fazer diferença na vida de alguém. Mas não é fácil dar a partida. A gente tem preguiça de começar, imagina que não vai estar à altura do esforço, que não tem tempo pra se dedicar. E há até aquela sensação de que você não pode ajudar muito...

Até que o gesto de alguém te acorda. Eu me senti assim quando vi o cabelo da oncologista sendo raspado e o tom de emoção na voz dela. Imagino a leveza com que deitou a cabeça no travesseiro naquele dia em que inverteu o jogo e se pôs de verdade no lugar das crianças. Imagino principalmente como os pequenos se sentiram, ganhando a adesão da médica ao que pra eles deve parecer assustador.

Eu até cheguei a pesquisar números sobre o câncer infantil no país. Mas acho que, mais importante que esses dados, é saber que, se a doença for descoberta no início, as chances de cura são em torno de 70%. Por isso, as instituições defendem maior acesso aos exames e mais médicos preparados para o diagnóstico aos primeiros sintomas.

O novembro dourado é uma campanha pra abrir os olhos, pra conseguir mais voluntários. Eu resolvi contribuir de algum jeito, escrevendo esta crônica. Isso é nada, comparado ao que outras pessoas fazem. Mas é uma ideia... Quem sabe mais alguém se sensibiliza? O que eu desejo é que o mês seja mais iluminado, que as crianças tenham seu lugar ao sol e que a infância e a adolescência tenham menos sombras.


2 comentários:

  1. Alertar já é um começo. Se cada um usar sua habilidade ou condição, muitas coisas poderão ser feitas e trarão muitos resultados positivos. Parabéns pela iniciativa e pela sensibilidade. Farei também a minha parte. beijoca

    ResponderExcluir
  2. Oi, Denise, que bom que você tenha se sensibilizado. Muito obrigada pela leitura e pelo retorno! Bjs, querida!

    ResponderExcluir