Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Chique é ser gentil

     Pode suspirar porque a ideia é linda e romântica... Um amigo, querendo reatar um namoro, mandou um buquê de rosas colombianas para a ex, com um cartão super inspirado. Pra quem não sabe, essas flores são maiores, duram mais e têm cores únicas e intensas. Ele fez tudo isso correndo, antes de ir para o trabalho. A moça deve ter ficado, no mínimo, lisonjeada com a doce tentativa de reconciliação. Ainda que o buquê chegasse sem qualquer bilhete, a mensagem é muito direta: “Você é importante pra mim.”
     A declaração de amor me fez lembrar de um conceito que vi aqui na Internet sobre elegância afetiva. Sim, os relacionamentos também têm sutilezas que dispensam palavras, promessas vazias ou elogios fáceis. Pequenos gestos, como um carro limpo pra receber sua companhia... Abrir a porta é opcional, mas não deixa de ter seu charme quando feito por delicadeza e não por convenção. Não todo dia pra não desgastar a atitude, mas ser gentil nunca saiu de moda.
     Você não precisa pedir o telefone da mulher que acaba de conhecer, muito menos tem qualquer obrigação de ligar pra ela. Mas, se disser que vai ligar, é feio não cumprir... Deixar mensagens sem resposta – no celular, por e-mail ou qualquer outra forma de contato – é o cúmulo da deselegância. Mesmo se o celular for de cartão, compre logo os créditos, se não quiser perder a credibilidade. Só não vale desmarcar compromissos por torpedo. As mulheres, que só fingem que são ingênuas, entendem muito bem que o motivo não deveria ser tão justificável assim e que é mais fácil descartar dessa forma.
     Nós trabalhamos e assumimos nossas contas. Por isso mesmo, não queremos ser folgadas e depender do cartão do namorado. Mas se oferecer, de vez em quando, para pagar o jantar – ou, pelo menos, o refrigerante - é um ato generoso e que mostra o belo cavalheiro que você é. Ou será que essa palavra já não existe mais no dicionário?
     E, pra não dizer que estou sendo parcial, vamos aos deslizes femininos. Precisamos segurar a curiosidade, morder a língua e não deixar o moço acuado com tantas perguntas nos primeiros encontros. Sei, por experiência própria, o quanto isso pode ser difícil, mas não custa tentar... E a mania que as mais ciumentas têm de vasculhar celulares, e-mails e mensagens nas redes sociais? Cuidado! Você pode ser a mulher mais linda, pisando nos saltos mais altos. Se for indiscreta... Também não vale ficar expondo o companheiro em público, fazer aquelas brincadeiras que deixam a pessoa sem graça ou rebater, o tempo todo, as opiniões do seu amado. Saber ouvir é tão chique...
     Terminou uma relação? Homens ou mulheres: pensem em quem esteve do seu lado durante tanto tempo. Não custa dar um prazo de carência, antes de aparecer com o novo amor nos antigos ambientes que o ex ainda frequenta. Não é por caretice. É só uma forma de reconhecer o que houve entre os dois. Gratidão também é gentileza.
     Não quer mais ou não gostou? Fale com todas as letras antes de desaparecer. Sinceridade, nessas horas, não é grosseria. É coisa de fino trato. E, já que falei de términos, vou falar também de começos. A forma de se aproximar de alguém pode ser delicada e criativa. Elegância afetiva é olhar com admiração, procurar se interessar de verdade pela pessoa que se apresentou no seu caminho. E fazer por ele ou por ela tudo aquilo que demonstre o sentimento. Se a declaração vier com rosas colombianas, melhor ainda!

5 comentários:

  1. Gostei muito... Cada vez melhor o seu texto... Só tenho um porém: a gente tenta, tenta, tenta (e às vezes consegue...) ser gentil, mas essa "empáfia" feminina de querer igualdade em quase tudo por vezes nos reprime, nos inibe em praticar certos "atos cavalheirescos"... Ah, e também gostaria que as mulheres praticassem um pouco disso também, afinal toda relação, seja ela qual for, é baseada numa troca. Né não?!?!

    ResponderExcluir
  2. Claudinha, feliz por ter tido a oportunidade de lhe enviar rosas, ou seja, você é importante para mim !!! Agora irei começar a tentar fazer o dever de casa !!!! Nunca é tarde, e aprender com suas cronicas e sempre admirável ...

    Do seu amigo anônimo

    ResponderExcluir
  3. Uma crônica feminista ou machista. Feminista. Exageradamente feminista. Chique realmente é ser gentil, indiferente se é homem ou mulher é preciso ser gentil. Dizer que só os homens têm que ser gentil é uma ofensa. Conheço dezenas de mulheres tostas, ogras. Gostei do texto, mas não gostei dos argumentos. O mundo está ficando cada mais mais sem essa coisa do feminino e masculino.

    Lorena Gutierrez

    ResponderExcluir
  4. AP
    Minha querida e inesquecível amiga,
    eu sei que é impossível insistir na caminhada,
    por este trecho de sentimentos, quando todas as emoções trafegam num sentido oposto aos nossos desejos.

    Que nossa nova fase da vida, a felicidade possa ser uma constante companheira.

    Pois mesmo não estando mais ao seu lado, eu te desejo todas as coisas maravilhosas que existem neste mundo.

    Que o dia do seu aniversário seja tão especial como você é,que as emoções que viram sejam plenas e gratificantes.

    Infelizmente não estou mais ao seu lado para comemorar contigo,
    mais não importa; pois torço por todas as suas vitórias e conquistas.

    Meu sentimento por você é tão forte, intenso e verdadeiro que seja a permitir que eu deseje a sua total felicidade, mesmo estando longe de mim.

    Aniversário é vida!que todos os seus sonhos possam acontecer de uma forma natural e duradoura, causando em você todas as alegrias e certezas dos seus atingidos..

    Que Deus olhe sempre pra você com muito amor, e que lhe abra todas as portas que merecer,e que entres por todas elas de maneira muito vitoriosa.
    Que seu aniversário seja uma total iluminada.

    Fique com todo carinho que lhe tenho,e todo bem que lhe desejo neste dia inesquecível para você.

    Feliz Aniversário !!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, Claudia! Como sempre, você acertou em cheio! Muitos sofrimentos e decepções em relacionamentos poderiam ser evitados se homens e mulheres seguissem estas dicas simples. Bjo. Randy

    ResponderExcluir