Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Na dança dos relógios


     Não, este não é mais um texto pra avaliar perdas e ganhos nem pra reclamar do horário de verão. O que eu quero é aproveitar a mudança para acertar os ponteiros com o meu tempo. Em anos anteriores, na véspera da troca, eu saía feito um fantasma da meia-noite, mexendo em todos os relógios – os de casa e os pessoais – como se o esquecimento de um fosse atrapalhar toda a minha rotina.
    
     Desta vez, foi diferente. Meu celular se alterou automaticamente. Só no dia seguinte, acertei aquele único relógio que iria usar. E pronto. Todos os outros continuam com uma hora de atraso, fora das convenções. E olha que são, pelo menos, 4 ou 5. Não fiz isso intencionalmente, mas acabei concluindo: pode ser um bom treino pra não ser tão ansiosa e querer mudar tudo de uma vez. Tenho essa mania de me antecipar demais, de achar que não há mudanças sem choques. É bom aprender a fazer por etapas, gra-da-ti-va-men-te! Reagir à medida que a situação se apresentar.

     Claro que os compromissos vão ser mantidos porque a agenda não depende só de mim. Mas olhar, de vez em quando, para o relógio inalterado faz lembrar que existe outro tempo e que, em breve, eu volto pra lá. Nada de radicalismos.
    
     Também pretendo aproveitar esses dias mais longos para outra prática – treinar a adaptação. Sou daquelas que levam duas semanas para entrar no novo horário. Durmo bem mais tarde e acordo muito sonolenta. Coisas de touro empacado mesmo. OK. Esta será uma ótima oportunidade para ser mais flexível.

     E deixo as sugestões pra você que também custa a dormir nestes dias. Que tal ocupar as horas da falta de sono no namoro ou num encontro prolongado com os amigos? Sair pra correr à noite ou escrever crônicas, como estou fazendo agora... Se der, a gente empurra um pouquinho o momento de acordar.

     Meu primeiro fim de tarde desse horário de primavera com cara de verão foi bem bonito. Foi só por causa da dança dos relógios que vim pra casa com as cores do pôr-do-sol. Cores inacreditáveis na mistura de flores roxas, céu rosado, o fim da luz natural e o começo da artificial. Então que seja assim: que a gente tenha muitos dias iluminados pela frente, com ou sem sono...
     

5 comentários:

  1. "O tempo passa,
    voa:
    de repente, no céu,
    um bando de horas em migração"
    (Knorr)
    Gostei do texto, bem de acordo com o novo horário... mais solto... rsrsrss

    ResponderExcluir
  2. Que lindo isso, Knorr! Vc realmente é muito inspirado! Que bom que também gostou do meu texto! Fico lisonjeada com seus elogios.

    ResponderExcluir
  3. Adoro o horário de verão. Cláudia! Tardes longas, lindas! Só tome cuidado com esses relógios atrasados... rs Bjo!

    ResponderExcluir
  4. O melhor relógio é o que está na cabeça, Clau! Rsrs E bem que eu gostaria que esse andasse um pouco mais devagar. Bjs e obrigada pela leitura e pelo retorno!// Naresi: amigo, sua presença por aqui é sempre um incentivo! Valeu!

    ResponderExcluir